quarta-feira, 1 de junho de 2011

7º FICHAMENTO

Restrição ao uso de tabaco e a prevenção do câncer bucal
Freitas, A.R. ;  Mapengo, M.A.A. ; Moura, P.G.de ; Silva, R.P.R.da ; Sales-Peres, S.H.C. ; Bastos, J.R.M.  Restrição ao uso de tabaco e a prevenção do câncer bucal; Arq. Ciênc. Saúde ano. 2010 jan-mar; nº17 vol.1 pag.54-7
“As causas de câncer são variadas, podendo ser externas ou internas ao organismo, estando ambas inter-relacionadas. As causas externas relacionam-se ao meio ambiente e aos hábitos ou costumes próprios de um ambiente social e cultural. As causas internas são, na maioria das vezes, geneticamente prédeterminadas, estão ligadas à capacidade do organismo de se defender das agressões externas.” (p.54)
“O objetivo deste estudo foi relacionar a adoção de medidas restritivas ao uso do tabaco e suas implicações na prevenção ao câncer bucal, por meio de revisão crítica.” (p.55)
“Segundo estudo conduzido pelo Instituto Nacional do Câncer5 (INCA – Brasil, 2007), as estimativas para o ano de 2008, válidas também para 2009, apontam que ocorreriam 466.730 casos novos de câncer. Dentre os quais aproximadamente 14.160 novos casos de câncer bucal. O gênero masculino destaca-se com alta incidência em relação ao feminino, 10.380 e 3.780 respectivamente.” (p.55)
“O tabagismo é considerado pela OMS7 como a principal causa de morte evitável em todo o mundo. Estima-se que um terço da população mundial adulta, isto é, 1,2 bilhões de pessoas (entre as quais 200 milhões de mulheres), sejam fumantes. Pesquisas comprovam que aproximadamente 47% de toda a população masculina e 12% da população feminina no mundo fumam.” (p.55)
“Previne-se a realização de ações de conscientização da população quanto aos malefícios advindos com o uso de tabaco e seus derivados também foi assegurada na forma da lei16,17,18. Estímulos a hábitos e práticas de vida saudáveis como alimentação equilibrada, abolição de uso de tabaco e álcool, práticas de higiene oral e visitas regulares ao cirurgião dentista contribuem para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer bucal.” (p.56)
“Com isso diante do exposto evidencia-se a necessidade de desenvolvimento de ações abrangentes para o controle do câncer, nos diferentes níveis de atuação e a adoção de medidas mais amplas de restrição ao uso de tabaco pelos diversos setores da sociedade.” (p.57)

Nenhum comentário:

Postar um comentário