Matéria Interessante !!!
GENE DO ALTISMO
Contida na revista CIÊNCIA HOJE
Vol.44 nº 260
Novas provas científicas foram consideradas que o autismo tem causas genéticas.O altismo é marcado por problemas de comunicação social e comportamento repetitivoem em crianças, suas causas têm sido difíceis de detectar, mas, nos últimos anos, a origem genética vem sendo reforçada.
Assim, estudos feitos em cerca de 4,7 mil crianças foram detectadas variações genéticas resultantes da exclusão ou da repetição de diminutos segmentos do DNA e tiveram resultado de que cinco deles ligados ao modo como os neurônios fazem conexões entre si. Na segunda pesquisa feita com cerca de 10 mil crianças portadora do quadro, identificou variações na região do cromossomo 5(que ao todo os seres humanos tem 23 pares de cromossomos, que são moléculas de DNA "enovelados"). E que essa variação resultaria o almento de 20% de risco para a doença e que ocupam posição entre dois genes que prduzem moléculas também ligadas à conexão das células nervosas.
Existe um Hospital Infantil na Filadélfia(Estados Unidos) ao qual são filiadas essas equipes de pesquisa, e suas intenções é desenvolver um teste para parentes de crianças autistas nesse hospital.
Recentemente surgiu a hipótese de que o autismo e quadros semelhantes podem estar relacionados com a deficiências também da vitamina D, mas estudos tem sido feitos para comprovar ou descartar essa ligação.